li

« Home | Testando Limites e Possibilidades » | fui eu » | Por que não? » | Borboletas no Estômago » | Contextualização Técnica » | Visita ao Projac » | Acontecimentos Proféticos » | seres fantásticos » | Pérolas II » | A unicidade da órbita de plutão como fator de equi... »

Pérolas III


E o silêncio se fez, o que houve com vocês?
(Isso é poesia? Anh? Anh?)
Para os que pedem, as pérolas seguem.

Perde quem nunca fez aula de latim nessa vida. E quem nunca teve um professor como Mário Bonella. E, definitivamente, mais ainda quem não conhece o "Mário das Letras"!!!
Enfim, Latim. O cara entrou na sala dizendo que ia passar uma lição para o resto de nossas vidas:
"Puellam amat nauta.
Nauta amat puellam.
Puella amat nautam.
Nautam amat puellam.
'Tendeu? 'Tendeu?
...
Em latim são as declinações que falam que cara é o sujeito e que cara é o objeto direto. Nominativo e acusativo.
'Tendeu? 'Tendeu?
...
Essa é outra lição que vocês vão levar para o resto da vida de vocês.
...
PARA O RESTO DA VIDA.
..."

E foi a Roberta que, rindo às gargalhadas no fundo da sala, chegou à conclusão de que Mário havia reencarnado ainda estando vivo.

***

A fessôra "Seres Fantásticos" acaba de dizer que a gente vai ter que fazer uma prova sobre um livro. Ela está na dúvida se vai mandar a gente fazer um resumo ou uma crítica. Digo a vocês: eu sei fazer resumos! Ela dedicou umas quinze aulas para explicar. Principalmente os "verbos que atribuem ações ao autor". Então, é só pegar frases de efeito e colocar um "inicia, aponta, incita, conclui, grunge, ratifica, postula, refuta, resfolega o fulano" para você ter um resumo de prima. Quer dizer, ratifica e refuta ela não deu. Porque ela confunde ratifica com retifica. E não sabe o que quer dizer refuta.

Aí eu perguntei se a gente ia aprender a fazer resenha - olha que legal! - e ela disse que tem vinte e dois textos na xerox explicando. Mas me adiantou que a resenha deve ter, no mínimo, cinqüenta linhas, e que é um "resumo com alguma crítica dentro." Bacaaaaana...

***

Mas não vamos deixar os calouros de lado. Tem um cara que vai de camisa vermelha que me dá medo. Ele veio me perguntar, com uma voz fininha, meio babando:
-Vocêee a-apresentou o último pro-o-grama?
-... Ééééé.... sim... é o meu trabalho...
(Eu que não ia explicar a diferença entre apresentação e reportagem).
Ele ficou em silêncio, olhando para o vazio. Depois disse:
-Eu não vi.

***

Ele vai lançar um livro. Anh? Anh? Pensou que ele é incapaz? Os gênios se escondem atrás de máscaras de ingenuidade, anh?
Daí ele veio me pedir divulgação. Pediu meu e-mail, eu passei, e a partir de então, em toda aula, ele vinha me dizer quando ia passar o e-mail. Acho que a coisa acumulou. Ontem, quando abri minha caixa, vi seis e-mail's dele. SEIS.
Pscicopata.